sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Entrevista Antônio Fagundes

Longe das novelas desde 2002, quando interpretou Giuliano em Esperança, Antônio Fagundes volta na pele do líder comunitário Juvenal Antena. Um personagem complexo, como o próprio ator descreve, mas que com certeza vai conquistar o público. Em entrevista, Fagundes conta o que o chamou a atenção em Juvenal e comenta ainda o apelo social do personagem, que já fez com que ele recebesse até pedidos de pessoas querendo morar na Portelinha.

O que lhe chamou a atenção em Juvenal Antena, a ponto de você aceitar o papel depois de quatro anos longe das novelas?
Primeiro a complexidade do personagem. É um personagem autoritário, mas ao mesmo tempo, bastante carinhoso com a comunidade onde ele exerce essa autoridade e que pode ter um pouco de humor. Ele cria condição de vida para as pessoas que não teriam essa condição se ele não existisse, mas que rege a vida dessas pessoas com mãos de ferro. Duro mas com ternura. É um personagem complexo que apresentava mais de duas caras. E isso é sempre um desafio para o ator.

Com que profundidade você conhecia a realidade das favelas e das pessoas que vivem em uma?
Nunca fui a uma favela, e acho que é um engano pensar que o ator tem que fazer as coisas para poder entender, porque hoje você tem uma série de vídeos, reportagens e documentários sobre outras realidades sem que você precise vivenciar aquilo para poder interpretar. Até porque não adianta você conhecer isso tudo se não vier isso no texto. O ator tem que ter armas e estar pronto e naturalmente bem informado para poder interpretar aquele texto dentro das coisas que ele estudou. Se eu tivesse vivido em uma favela em momento nenhum iria me ajudar a interpretar o Juvenal Antena, ia ser uma boa experiência de vida e não de interpretação.

Você já teve algum retorno do público com relação ao Juvenal?
Na primeira semana. O Juvenal é um personagem muito forte, muito bem humorado e de fácil apelo popular. Ele atinge rapidamente as pessoas. Então na primeira semana as pessoas já tinham decorado o nome dele, já sabiam as características dele, já brincam comigo na rua. Tem gente até me pedindo para morar na Portelinha!

O que você acha do líder Juvenal Antena?
Ele tem um carinho muito grande pela comunidade, ele presta atenção nessa comunidade, atende alguns anseios primários dessa comunidade. Mas ele tem os interesses nisso também, ele cobra uma porcentagem nos serviços, taxa de aluguel, é presidente da associação. Ele ganha com isso também. Mas o que o Aguinaldo está querendo mostrar com isso é que onde o estado é omisso, qualquer um que entre com um pouco de autoridade e ao mesmo tempo suprindo as necessidades dessa comunidade vai reinar lá. Pode ser o tráfico, a milícia ou uma pessoa bem intencionada, como é o caso do Juvenal.

E, da maneira dele lidar com as situações que aparecem, o que você faria diferente?
Talvez esse mesmo processo, mas de uma forma mais democrática. Abrindo portas para um conselho de moradores, fazendo com que a associação representasse mesmo os interesses da comunidade como um todo. Ou seja, do jeito que a gente gostaria que o estado brasileiro fosse.
Fonte: site oficial duascaras.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

'Duas Caras' terá cenas gravadas na Sapucaí.

Antonio Fagundes vai desfilar no Carnaval 2008. É que Duas Caras colocará a Nascidos na Portelinha para atravessar a Sapucaí .

O enredo Grande Circo Brasileiro será criado por ninguém menos que Dália (Leona Cavalli), com a ajuda de Bernardinho (Thiago Mendonça). É assim que ela se torna a carnavalesca da escola.

"Meu sonho é repetir com Juvenal Antena (Fagundes) o sucesso de Giovanni Improtta (José Wilker), de Senhora do Destino. Nunca vou esquecer: quando Wilker apareceu, o sambódromo inteiro começou a gritar em coro 'fe-lo-me-nal!', que era o bordão dele", conta Aguinaldo Silva, autor da trama.

Fonte: terra.com.br

domingo, 21 de outubro de 2007

Aos 58 anos, Antonio Fagundes não perde o título de galã.

Aos 58 anos, Antonio Fagundes não perde o posto de galã na TVFaltam dois anos para Antonio Fagundes completar 60. Ou seja: Fagundes já não é mais o mesmo garotão de tempos atrás. Problema? Muito pelo contrário. O ator amadureceu, no mais amplo sentido da palavra, como poucos e, para o deleite do público, o feminino em especial, manteve seu eterno status de galã. Os segredos para esse carioca continuar arrancando suspiros das mulheres são muitos.

Especialista no quesito galã – afinal, ela foi casada com Reynaldo Gianecchini e vive cercada de homens lindos-, Marília Gabriela, que atua com o ator em "Duas Caras", explica o tal charme: "Preste atenção ao olhar do Fagundes", aponta ela.

Prestou? Agora alie o tal olhar ao já conhecido lado doce do galã, ao mais conhecido ainda profissionalismo do ator e à vida simples que leva. Quer mais? Fagundes ainda é, sem pretenção, uma biblioteca ambulante, um chef de cozinha nato e um romântico inveterado.

VEJA AQUI AS FOTOS DOS MOMENTOS MARCANTES NA CARREIRA DO ATOR

"Contracenar com Fagundes é uma benção. Ele é um ator inteligente, atua com segurança e empresta esse talento a quem trabalha com ele. E penso que é o galã que é até hoje, porque a sua inteligência é sedutora! Preste atenção ao olhar do Fagundes. Ali dentro daquele olhar brilha uma chama que diz: eu sei, eu já vivi, acredite em mim. E a gente confia e o segue. Não é isso que, no fundo, todas as mulheres estão querendo encontrar? Ah, sim, ele conta piadas deliciosamente nos bastidores e é extremamente carinhoso. Não precisava nem ser bonito o exagerado", elogia Gabi (assistia ao vídeo abaixo da cena dos atores na trama de Aguinaldo Silva).

DIA-A-DIA

Além dos predicados ressaltados pela companheira de cena nesta matéria, 'Fafá', como o ator é chamado pelos amigos, é um cavalheiro. Gosta de abrir porta do carro para uma mulher, a chama carinhosamente de querida e adora servir. Isso mesmo, Fagundes é um homem que vai para cozinha preparar almoços e jantares, acompanhados de um bom vinho, claro.

Reunir amigos para um papo na beira da piscina ou para assistir um filme em casa são seus programas preferidos - ele adora tomar sol e tem paixão por cinema.

CULTURA À FLOR DA PELE

Antonio Fagundes aprecia uma boa conversa. É nessa hora que - humildemente - faz citações de filósofos quando o assunto leva ao tema. O ator tem uma biblioteca privilegiada em casa e já leu mais de 20 mil livros.

É assim que passa o tempo quando está de folga. Muitas vezes, os filhos e a namorada, a atriz Alexandra Martins, 30 anos mais nova, estão ao seu redor. 'Fafá' é família e faz questão de preservar a amizade com as ex-mulheres Clarisse Abujamra e Mara Carvalho.

NADANDO CONTRA A MARÉ

Ao contrário dos galãs novatos, Fagundes não malha, não faz ioga, assume seus cabelos brancos, não é budista e sim católico, fuma charuto e não é vegetariano. Ele adora comer um bom churrasco. Mesmo assim, o ator até hoje conquista papéis na TV que ressaltam o seu lado sedutor.


"O Fagundes é um excelente ator. Tem personalidade forte, tem opinião e isso é sedutor. Os galãs narcisistas são chatos. O Fagundes é um grande companheiro de trabalho. Em cena é bem humorado e generoso", conta Patrícia Pillar, que trabalhou com o ator nas novelas "Renascer", " O Rei do Gado" e no seriado " Carga Pesada".

Fonte: ego.globo.com

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A filha de Juvenal.

Sheron Menezes gravou na tarde desta terça-feira suas primeiras cenas para Duas Caras. Sua personagem, Solange, vai causar uma reviravolta na vida de Juvenal Antena, simplesmente porque ela é filha do homem! Isso mesmo, a moça vai chegar de mala e cuia, de uma hora para outra, na casa do todo-poderoso da Portelinha. Mas a relação desses dois não vai ser a das melhores, não. Isso porque ela não gosta nem um pouco da idéia de que o pai mora em uma favela. Aí já viu, né? Segundo a própria Sheron, essa briga promete! “Vai ser uma briga das brabas, porque ela não vai baixar a guarda e muito menos ele. Mas vamos ver aonde isso vai dar”.

Fonte: duascaras.globo.com

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Fagundes faz primeiro personagem que não vai se apaixonar.

Mesmo já tendo gravado várias cenas de Duas Caras em que seu personagem, Juvenal, namora algumas mulheres da comunidade, Antônio Fagundes garante que ele não terá envolvimento amoroso com ninguém.

"Esse é meu primeiro personagem que não se envolve amorosamente com nenhuma mulher. Ele não se apaixonará pela Gui, personagem de Marília Gabriela, pois a vê como um homem", adianta o ator.

Em vez das várias paixões que o ator está acostumado encontrar nos seus roteiros, Juvenal será muito mais focado no lado político, já que comanda a comunidade da Portelinha.

Fonte: Terra.com.br

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Antônio Fagundes não consegue se acostumar com tatuagem de seu novo personagem.

Por Naiara Sobral

Tatuado para seu próximo personagem em Duas Caras, em que viverá o líder comunitário Juvenal, Antônio Fagundes ainda não se acostumou com o novo visual.

- Eu não saio com o braço de fora na rua. Morro de vergonha, diz aos risos.

O ator teve que fazer uma sereia no braço direito e precisa retocá-la periodicamente para manter o ar verdadeiro à imagem, que foi feita com um tipo de pigmentação provisória.

Além de ter que encarar o novo visual, Fagundes ainda revela que acha a imagem um tanto quanto démodé para os dias atuais.

- Hoje em dia ninguém mais faz tatuagem de sereia, né? Está cafona já, brinca.
Fonte: babado.com.br

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

CATATAU

Devido ao bigode postiço do Juvenal Antena de "Duas Caras", e por estar bem acima do peso ideal, Antonio Fagundes está sendo chamado de o novo muso dos "ursos" os gays gordinhos e peludos.

Fonte: folha de SP.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Elenco assiste estréia de Duas Caras, no Rio.

Antônio Fagundes e Lázaro Ramos desfalcaram o time de atores que esteve na Galeria Goumet, na noite de segunda-feira (01), para assistir à estréia de Duas Caras, novela de Aguinaldo Silva. A animação com o trabalho foi a marca registrada de todos que estiveram na confraternização, que não pôde ser conferida de perto pela imprensa.
Fonte: Ofuxico.com.br

Duas Caras - You Tube

Para quem assim como eu não pode assistir a estréia da nova novela, aqui estão os links para assistir no youtube.
Créditos: tvserie

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=VSOz4MU57WU

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=Pn4q1JzzpYo

Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=lfkj3DLaux8

Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=2LbncvBbyxU

Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=URwt-ZSm7-I

Parte 6: http://www.youtube.com/watch?v=dfCx_DKn3X4

Parte 7: http://www.youtube.com/watch?v=8XfYl2C4FFs

"Duas Caras" tem o retorno de Antônio Fagundes, mas falta carisma ao folhetim.

GUSTAVO PEREIRA
Colaboração para o UOL

"Duas Caras" marca a volta do ator Antônio Fagundes depois de cinco anos sem fazer novelas. E retorna como um "bad boy", o chefe de segurança Juvenal Antena, que aparece nas primeiras cenas da trama.

A novela faz jus ao "padrão Globo de qualidade" já no primeiro capítulo. Na luta entre os operários da construtora GPM contra a equipe de segurança, liderada por Juvenal, centenas de figurantes e até um helicóptero são usados. Tudo muito bem sincronizado e recheado de longos takes em câmera lenta para potencializar o conflito.

Todo de preto, com boné e espingarda em mãos, Fagundes vestia um casaco de couro no quente Rio de Janeiro. Mas, ao ser ordenado para que expulsasse os operários pelo seu patrão, desafia seus chefes, se rebela, pede demissão e vira o líder e criador da favela da Portelinha. Isto tudo em um pequeno canteiro de obras.

A principal história de "Duas Caras" gira em torno do golpe do baú que Adalberto (Dalton Vigh) dá em Maria Paula (Marjorie Estiano). Após ver um carro capotar na estrada, o vigarista corre até os destroços, vê os pais da jovem mortos, rouba dólares e encontra uma foto da menina. Assim, em fração de segundos, consegue planejar uma armadilha. Ao encontrá-la, diz que a mãe pediu que tomasse conta da filha. E lógico que a órfã acredita em Adalberto, de quem nunca ouviu falar.

O "realismo" prometido por Aguinaldo Silva, autor de "Duas Caras", também ficou de fora do primeiro capítulo. Tanto que boa parte das cenas aconteceu em uma luxuosa fazenda, na mansão gaúcha dos pais de Maria Paula e em um condomínio fechado na Barra da Tijuca, no Rio. Os momentos mais simples foram os poucos minutos dedicados ao nascimento da Portelinha.

Pelo primeiro capítulo, "Duas Caras" será uma novela com forte apelo melodramático e com personagens pouco expressivos, como Maria Paula e o advogado de sua família. Caberão aos próximos capítulos revelar --ou não-- algum personagem que ganhe a simpatia do público, como Bebel, da anterior "Paraíso Tropical".
Foto: Site oficial www.duascaras.globo.com