sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Entrevista Antônio Fagundes

Longe das novelas desde 2002, quando interpretou Giuliano em Esperança, Antônio Fagundes volta na pele do líder comunitário Juvenal Antena. Um personagem complexo, como o próprio ator descreve, mas que com certeza vai conquistar o público. Em entrevista, Fagundes conta o que o chamou a atenção em Juvenal e comenta ainda o apelo social do personagem, que já fez com que ele recebesse até pedidos de pessoas querendo morar na Portelinha.

O que lhe chamou a atenção em Juvenal Antena, a ponto de você aceitar o papel depois de quatro anos longe das novelas?
Primeiro a complexidade do personagem. É um personagem autoritário, mas ao mesmo tempo, bastante carinhoso com a comunidade onde ele exerce essa autoridade e que pode ter um pouco de humor. Ele cria condição de vida para as pessoas que não teriam essa condição se ele não existisse, mas que rege a vida dessas pessoas com mãos de ferro. Duro mas com ternura. É um personagem complexo que apresentava mais de duas caras. E isso é sempre um desafio para o ator.

Com que profundidade você conhecia a realidade das favelas e das pessoas que vivem em uma?
Nunca fui a uma favela, e acho que é um engano pensar que o ator tem que fazer as coisas para poder entender, porque hoje você tem uma série de vídeos, reportagens e documentários sobre outras realidades sem que você precise vivenciar aquilo para poder interpretar. Até porque não adianta você conhecer isso tudo se não vier isso no texto. O ator tem que ter armas e estar pronto e naturalmente bem informado para poder interpretar aquele texto dentro das coisas que ele estudou. Se eu tivesse vivido em uma favela em momento nenhum iria me ajudar a interpretar o Juvenal Antena, ia ser uma boa experiência de vida e não de interpretação.

Você já teve algum retorno do público com relação ao Juvenal?
Na primeira semana. O Juvenal é um personagem muito forte, muito bem humorado e de fácil apelo popular. Ele atinge rapidamente as pessoas. Então na primeira semana as pessoas já tinham decorado o nome dele, já sabiam as características dele, já brincam comigo na rua. Tem gente até me pedindo para morar na Portelinha!

O que você acha do líder Juvenal Antena?
Ele tem um carinho muito grande pela comunidade, ele presta atenção nessa comunidade, atende alguns anseios primários dessa comunidade. Mas ele tem os interesses nisso também, ele cobra uma porcentagem nos serviços, taxa de aluguel, é presidente da associação. Ele ganha com isso também. Mas o que o Aguinaldo está querendo mostrar com isso é que onde o estado é omisso, qualquer um que entre com um pouco de autoridade e ao mesmo tempo suprindo as necessidades dessa comunidade vai reinar lá. Pode ser o tráfico, a milícia ou uma pessoa bem intencionada, como é o caso do Juvenal.

E, da maneira dele lidar com as situações que aparecem, o que você faria diferente?
Talvez esse mesmo processo, mas de uma forma mais democrática. Abrindo portas para um conselho de moradores, fazendo com que a associação representasse mesmo os interesses da comunidade como um todo. Ou seja, do jeito que a gente gostaria que o estado brasileiro fosse.
Fonte: site oficial duascaras.

Nenhum comentário: